10 de fevereiro, 2017 Criação de sites
O processo de criação de sites não é algo simples e rápido, por mais que o cliente queira um “site simples”.
O resultado final vai muito além do que o cliente vê, não se trata apenas de ter um site “bonitinho” e também não é qualquer “conhecido” que vai desenvolver um site de qualidade.
A criação de um site exige muita pesquisa, principalmente dos concorrentes, afinal precisamos entregar ao cliente um site que esteja à frente de sua concorrência.
O processo de criação de sites pode ser dividido em 6 etapas:
Créditos: Freepik
O processo de criação de sites já começa antes mesmo do cliente aprovar o orçamento e fechar o contrato.
Nessa fase precisamos definir quais serão as funcionalidades do site, quais páginas/conteúdos terá e quais seus principais concorrentes.
Após esses detalhes é possível definir o orçamento e o prazo para a criação do site. Sites não tem um preço fixo, pois cada site é algo único e tem suas particularidades.
Créditos: Freepik
Após aprovação do orçamento e assinatura do contrato fazemos um briefing mais detalhado do site para entender 100% o que o cliente deseja e assim definirmos o escopo final que será usado nas próximas etapas.
Créditos: Freepik
Nessa fase o site começa a ser desenhado pelo designer no Adobe Photoshop.
A criação do layout normalmente começa pela Home (página inicial) do site, é nela que vamos definir cores, tipografias e imagens que irão compor a identidade visual do site.
O layout deve ser feito pensando na melhor experiência possível do usuário, dessa forma aumentamos as chances de gerar um lead (contato) do usuário ao entrar no site, este é normalmente o maior objetivo das empresas ao criar um site.
Deve ser usada sempre as últimas de design, assim podemos garantir que o site não fique ultrapassado em poucos anos.
Créditos: Freepik
Após aprovação do layout iremos fazer a programação do mesmo para “dar vida” ao site.
A programação deve ser tableless (sem o uso de tabela), não pode conter erros e deverá ser válida na W3C.
Precisamos também que seja um site responsivo e se adapte bem a qualquer resolução de tela.
Deverá ter uma boa otimização para mecanismos de busca (SEO) e seguir as recomendações do site GTMetrix para garantir o carregamento mais rápido possivel.
A programação pode ter uma ou duas sub-fases dependendo se o seu site terá gerenciador de conteúdo (Exemplo: WordPress) ou não.
Na Raise nós fazemos a programação com HTML5, CSS3 e jQuery com base no framework Bootstrap, assim garantimos uma programação limpa, bem estruturada e responsiva. Caso o seu site não tenha gerenciador de conteúdo a fase de programação acaba aqui.
Caso tenha gerenciador de conteúdo teremos ainda a fase de criação do tema WordPress utilizando o o código que fizemos na sub-fase anterior. Aqui iremos utilizar bastante php para transformar o seu site em um tema 100% compatível com WordPress.
A vantagem ter um gerenciador de conteúdo como o WordPress é que o cliente pode fazer alterações no site de forma simples através de um painel, estas alterações podem ser por exemplo: textos, imagens, criação de novas páginas ou posts do blog. Tudo isso sem a necessidade de saber programação.
Créditos: Freepik
Nessa fase iremos inserir todo o conteúdo enviado pelo cliente e deixar o site pronto para ser entregue.
É nessa fase que iremos realizar os testes finais, ter certeza que o site é compatível com os principais navegadores e sistemas (Android e iOS).
Verificamos se o site está dentro dos padrões de qualidade da Raise e corrigimos eventuais erros.
Créditos: Freepik
Ao terminar o site o cliente deverá dar sua aprovação final. Após aprovado iremos enviar o site para a hospedagem do cliente e agendar uma reunião (online ou presencial) para ensiná-lo a editar o site através do painel do WordPress.
Veja também o nosso portfólio de sites entregues para entender o resultado aplicado das etapas descritas acima.
10 de fevereiro, 2017
04 de junho, 2016
30 de maio, 2016
Descreva a sua necessidade e nós encontraremos
a melhor solução possível para seu novo site!